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quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Desafio nosso de cada dia: transporte público

  Atualmente, um dos maiores problemas das grandes cidades brasileiras é o trânsito caótico e a falta de mobilidade. Ver avenidas engarrafadas, acidentes e veículos quebrados nos acostamentos se tornou rotina. Se essa realidade é ruim e prejudica a qualidade de vida de quem utiliza veículos particulares, ela é bem pior para quem depende do transporte público.
   A expansão da malha ferroviária brasileira foi estagnada quando Juscelino Kubitschek abriu as portas do país para a industria automobilística. Desde então, o governo investiu alto em rodovias. Contudo, com o passar do tempo e a falta de manutenção, as rodovias ficaram sucateadas. O maior exemplo disso é a BR-101, maior rodovia do país, que está repleta de buracos de norte a sul.
   Aos poucos, o transporte ferroviário foi deixado de lado; não se sabe se por falta de interesse ou para ajudar grandes empresários a ascenderem economicamente. O transporte rodoviário, no começo, foi suficiente para suprir a demanda. Contudo, com a aumento populacional, esse único modal tornou-se insuficiente para tantos passageiros.
  Nesta perspectiva, agora os governos estão tentando sanar o grave problema que se tornou o transporte público. Para tentar melhorar a mobilidade e desafogar rodovias, foi criado , em Pernambuco, o Sistema Estrutural Integrado (SEI). Segundo muitos urbanistas, o SEI é invejado por muitos estados, por permitir que o usuário do sistema viaje por toda a Região Metropolitana do Recife, passando por terminais de integração, pagando apenas uma passagem e possibilitando troca de modal de transporte.
  No entanto, na maioria dos Terminais Integrados do Recife e cidades vizinhas, há o monopólio de uma única empresa de transporte ou grupo delas. Isso acarreta num serviço de péssima qualidade: os empresários não investem em melhorias, pois não há concorrência, não existe organização e, muitas vezes, os horários das viagens não são cumpridos, por falta de fiscalização do consórcio de transportes responsável pelos terminais.
  Portanto, percebe-se uma urgente necessidade de investimentos e maior interesse, tanto por parte dos governos quanto por parte das empresas de transportes, para dar maior conforto aos passageiros. É necessário, também, que os monopólios de empresas sejam extintos, para que haja concorrência e, por conseguinte, melhoria na qualidade do serviço prestado. Quando for dada a devida atenção ao bem- -estar e à qualidade de vida dos cidadãos , essas medidas serão tomadas e, consequentemente, se terá um transporte público de boa qualidade.

Um comentário:

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