Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Produtos da mídia

 Imagem disponível em:
http://www.library.com.br/Economia/Cap343.htm
  Nos últimos anos, os meios de comunicação têm tido grande avanço, atingindo cada vez maior parcela da sociedade. Primeiro vieram os meios escritos, depois o rádio, após veio a televisão e, por último, a internet. Por que esses avanços vêm criando, contraditoriamente, pessoas alienadas ao invés de seres críticos e pensantes?
   A principal causa desse crescente índice de pessoas alienadas é o monopólio da informação. Em todos os meios midiáticos sempre há uma empresa ou um grupo,  que detém grande parcela de audiência. Com esse monopólio, muitas vezes, a informação é manipulada, para beneficiar um determinado grupo, seja ele empresarial, político ou religioso.
   Um dos meios de comunicação mais completo, que é a tevê, é o mais perigoso em relação à informações manipuladas. Muitos blogs também se encaixam nessa perspectiva ou apresentam até inverdades. Apesar disso, a televisão continua sendo o mais perigoso devido à grande influência que ela exerce sobre a população. Por esse motivo, várias vezes, pessoas que se acham críticas, na verdade, se tornaram produtos da mídia.
   Embora haja tais problemas, os meios de comunicação trazem muitos benefícios à sociedade. Sabe-se que sem eles seria praticamente impossível em nosso país e no mundo. Se eles não existissem, talvez, até hoje não saberíamos que os Estados Unidos da América têm um presidente negro e que um latino-americano foi eleito como Sumo Pontífice.
   Portanto, pode-se afirmar que cabe à sociedade fazer dos meios midiáticos algo proveitoso ou não. O povo tem em suas mãos o poder de fazer-se culto, informado e crítico. Basta analisar as informações com criticidade, buscar várias fontes de informações e, assim, fazer valer tal poder.

Um comentário: